quarta-feira, 25 de maio de 2011

REUNIÃO SOBRE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

       Foto: Paulo Antonio

A Chefe do NRE-Apucarana recepcionou os presentes


                  Reuniram-se no salão do NRE de Apucarana, os Coordenadores de Estágio dos Cursos Técnicos e do Curso de Formação de Docentes para trocar experiências e discutir a legislação referente ao Estágio obrigatório.
                  Os participantes são coordenadores dos  seguintes establecimentos de ensino:
  • C.E. Alberto Santos Dumont;
  • Colégio Agrícola Manoel Ribas;
  • C.E. Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado;
  • C.E. Nilo Cairo;
  • C.E. Marumbi;
  • C.E. Padre Ângelo Casagrande;
  • C.E. Padre José de Anchieta;
  • C.E. Jandaia do Sul;
  • C.E. Antonio Garcez Novaes e
  • C.E. João Plath.
                    Os Coordenadores de Estágio do Curso Técnico em Agropecuária do CAE Manoel Ribas, Silvia Franciscon e Luiz Carlos Vidotto,  apresentaram as experiências obtidas com os alunos daquele estabelecimento de ensino quanto à questão do estágio obrigatório.
                      As leis que embasam o estágio são: Lei Federal nº 11788/2008, a Deliberação nº 02/2009 CEE-PR e a Instrução nº 028/2010 SUED/SEED.
 

Da Redação 
Coordenação da Educação Profissional 
NRE-Apucarana

domingo, 22 de maio de 2011

Visita Técnica

VISITA TÉCNICA: CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES



                                          Foto: Marina Lameu
       No dia 25 de março de 2011, a Coordenadora de estágio do Curso Técnico em Edificações do CE Padre José de Anchieta, município de Apucarana, Marina Lameu, juntamente com o professor Marlon de Oliveira, a diretora do Estabelecimento Gisélia Aparecida Moura e a Coordenadora do curso Mércia Franzin de Paiva acompanharam os alunos do 3º semestre durante uma Visita Técnica a obra do Hipermercado Mulffato em Apucarana. Na ocasião o arquiteto e urbanista José Herculano Ferreira responsável pela obra fez uma explanação sobre as etapas da construção. O objetivo da visita foi colocar em prática as atividades teóricas desenvolvidas em sala de aula com os alunos do curso.
Da redação:  Coordenação da Educação Profissional

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PARFOR

REUNIÃO COM OS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO

Foto: Paulo A. Silva

A Chefe do NRE de Apucarana, Profª Maria Onide Ballan Sardinha , juntamente com a Coordenadora da Educação Profissional, Profª Zélia Vaz, repassaram aos Secretários Municipais dos 16 municípios, as informações referentes ao PARFOR (Programa Nacional de Formação de Professores).

Da Redação
Coordenadora da Educação Profissional
NRE-Apucarana


VISITA TÉCNICA

Coordenadores da Educação Profissional do NRE de Apucarana visitam 
o C.E. Profª. Maria do Rosário Castaldi


Fotos: Edna Antoniassi


Com o objetivo de trocar experiências e conhecer o funcionamento dos Laboratórios de Química do C.E. Profª. Maria dos Rosário Castaldi, a coordenadora da Educação Profissional do Núcleo Regional da Educação de Apucarana, Profª. Zélia Vaz, juntamente com as técnicas Eliane Fertonani, Edna Antoniassi e a coordenadora de estágio do Curso Técnico em Química do C.E. Alberto Santos Dumont, Érika Vandal Simões, visitaram o estabelecimento de ensino situado no município de Londrina.
Na ocasião, foram atendidas pela Profª. Anselma Regina Levorato, coordenadora de estágio do Castaldi, que repassou informações pertinentes sobre as atividades de estágio realizadas pelos alunos do curso.

Da Redação
Coordenadora da Educação Profissional
NRE-Apucarana

quarta-feira, 11 de maio de 2011

SEMANA DA ENFERMAGEM

 
C.E. Antonio Garcez Novaes promove a II Semana da Enfermagem


“Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!”





No período de 9 a 13 de maio, está sendo realizada a II Semana da Enfermagem no C.E. Antonio Garcez Novaes, do município de Arapongas.
Várias discussões envolvendo a questão da bioética, doação de órgãos, fim da vida, tratamento ao paciente terminal e envolvimento da família estão sendo trabalhados. Na ocasião, o filme “Uma prova de amor” serviu como alicerce e reflexão para subsidiar os debates.
A programação da semana conta com palestras sobre:
·        A qualidade da assistência de Enfermagem, no dia 10/05/2001;
·        Motivação, no dia 11/05/2011 e
·        Cerimônia de Passagem da Lâmpada, no dia 12/05/2011.

 As atividades da semana foram organizadas pela Coordenadora do Curso, Agda Cristina Horvatich Franzon Gonçalves, contando com a participação das alunas do 1º, 2º, 3º e 4º semestres do Curso Técnico em Enfermagem e equipe pedagógica do estabelecimento de ensino.


Da Redação
Coordenadora Educação Profissional
NRE-Apucarana
  

terça-feira, 10 de maio de 2011

AULA INAUGURAL CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM



                          No dia 09/05/2011, a coordenadora da Educação Profissional, Zélia Souza Santos Vaz e técnica do SEF/NRE, Amélia Mussiato Borgato, participaram da aula inaugural do Curso Técnico em Enfermagem no SENAC de Apucarana.

ENCONTRO COM O SECRETÁRIO FLÁVIO ARNS


                 As alunas do Curso Técnico em Alimentos, Cleusa de Fátima Teixeira, Janeide Costa da Silva Oliveira, Joelma Paula Borges e Milene Maria Favorito do C.E. Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado, município de Apucarana, orientadas pela a nutricionista, Juliana Matias Vágula e pela coordenadora de estágio, Érika Vandal Simões, participaram da preparação do lanche oferecido ao Secretário de Estado da Educação Flávio Arns, no encontro da SEED com os diretores ocorrido no dia 05 de maio de 2011, no C.E.  Antonio dos Três Reis de Oliveira.   

 Fotos: Paulo A. Silva

     
Da Redação
Coordenadora da Educação Profissional
NRE-Apucarana

REUNIÃO TÉCNICA

              No dia 03 de maio de 2011, reuniram-se no C.E. de Jandaia do Sul os diretores das Escolas Estaduais e os diretores das Escolas de Educação Especial para repasse de informações sobre:
  • O PARFOR;
  • Implantação de cursos técnicos pelo o Programa E-TEC Brasil e
  • Expansão da Educação Profissional para o ano de 2012.

Da Redação
Coordenadora da Educação Profissional
NRE-Apucarana