sexta-feira, 30 de março de 2012

NRE INTENSIFICA TRABALHOS SOBRE O PRONATEC

NRE INTENSIFICA TRABALHOS SOBRE O PRONATEC


Criado no dia 26 de outubro de 2011 com a sanção da Lei nº. 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.
O Núcleo Regional da Educação de Apucarana, por meio das escolas demandantes, CEEBJA – Linda Eiko Akaji Miyadi (Apucarana) e Colégio Estadual Unidade Polo (Arapongas), têm intensificado os trabalhos de divulgação e matrícula do alunado que estuda o Ensino Médio e quer participar no contraturno dos cursos ofertados pelo SENAC e SENAI, tanto para formação inicial continuada (FIC) como para os cursos concomitantes.
Foram cadastradas aproximadamente 190 pré-matrículas de estudantes interessados em incrementar sua formação. Para o dia 02 de abril, está previsto o início dos cursos de Operador de Computador e Promotor de Vendas no SENAC; Auxiliar Administrativo, Eletricista de Automóveis e Torneiro Mecânicono SENAI .Até o dia 18 de maio, os alunos poderão inscrever-se nas secretarias das escolas estaduais nos cursos concomitantes de: Enfermagem (SENAC); Eletromecânica, Informática e/ou Segurança do Trabalho (SENAI).
SENAC-APUCARANA: Cerca de 130 jovens do Colégio Estadual Prof. Izidoro Luiz Cerávolo participaram, nos dias 13 e 14 de março, nas dependências da instituição, de um projeto piloto, no intuito de conhecer o espaço e os cursos ofertados. Os estudantes receberam informações e participaram de oficinas nas áreas de gastromia, saúde e beleza.
Fonte: Assessoria de Comunicação do NRE de Apucarana

quinta-feira, 29 de março de 2012

DIVULGAÇÃO DO PRONATEC



NÚCELO REGIONAL DA EDUCAÇÃO DE APUCARANA
DIVULGA O PRONATEC NO MUNICÍPIO DE ARAPONGAS
O Núcleo Regional da Educação de Apucarana, por meio da escola demandante, Colégio Estadual Unidade Polo  (Arapongas)  tem intensificado os trabalhos de divulgação e matrícula do alunado que estuda No Ensino Médio e quer participar no contraturno dos cursos ofertados pelo SENAI, tanto para formação inicial continuada (FIC) como para os cursos concomitantes.
Os alunos interessados em fazer o curso técnico, terão oportunidade de matricular-se nesta modalidade de ensino a partir do 2º semestre de 2012.  A Unidade ofertante, juntamente com a coordenação da Educação Profissional, do NRE de Apucarana e o representante da unidade demandante, repassaram aos diretores das 14 Escolas de Arapongas todas as informações sobre o PRONATEC Concomitante. Na ocasião, foi solicitado que os Estabelecimentos de Ensino faça uma ampla divulgação sobre o PRONATEC nas Escolas do município de Arapongas.
Fonte: Coordenação da Educação Profissional do NRE de Apucarana

quarta-feira, 21 de março de 2012

EX-ALUNOS MINISTRAM PALESTRAS NO C.E. ÉRICO VERÍSSIMO


EX-ALUNOS MINISTRAM PALESTRAS NO C.E. ÉRICO VERÍSSIMO

O projeto “Palestras ministradas por ex-alunos do C.E. Érico Veríssimo”, do município de Faxinal, contou, no dia 07 de março, com a presença da ex-aluna Mariana Regina da Silva, que discutiu e interagiu com os educandos do 1º semestre, do Curso Técnico em Administração (subsequente) sobre a importância da “Educação como passaporte para o sucesso”. A ex-aluna foi convidada pela professora Silvana Tesser de Faria, que é uma das grandes incentivadoras do projeto e acredita que esse tipo de atividade serve como motivação para os futuros administradores.
De acordo com Mariana, “a educação promove a autoestima do indivíduo, a inclusão social e ainda aponta melhores oportunidades profissionais
Fonte: Assessoria de Comunicação do NRE de Apucarana

sexta-feira, 16 de março de 2012

ENCONTRO PEDAGÓGICO-EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Encontro pedagógico Educação Profissional

Os coordenadores da educação profissional dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) estiveram reunidos com o Departamento de Educação e Trabalho, no dias 13, 14 e 15 de março para receber orientações gerais dos departamentos da Secretaria de Estado da Educação (SEED) sobre organização das oficinas de capacitação de professores. A professora Meroujy, Superintendente da Educação, comentou sobre a necessidade de realizar um trabalho integrado entre os departamentos para que as ações desenvolvidas sejam conjuntas. “Queremos que a oferta de oficinas seja algo marcante nesta gestão, porque se bem organizada e trabalhada, surte resultados positivos”, afirmou.

sábado, 10 de março de 2012

VISITA AO PROGRAMA E-TEC BRASIL

VISITA PEDAGÓGICA AO PROGRAMA E-TEC BRASIL





           Em 07 de março de 2012, estiveram visitando o CE João Paulo l (Bom Sucesso), a Coordenadora da Educação Profissional do NRE, Zélia Souza Santos Vaz, juntamente com os Técnicos, Afife Maria dos Santos Fontanini e Lúcia Rodrigues para discutir as condições pedagógicas  do Curso Técnico em Segurança do Trabalho ofertado pelo o Programa E-Tec Brasil. Na ocasião, o Tutor FÁBIO JUNIOR SALVARANI e o diretor do Estabelecimento, Enival Gonçalves, falou sobre a relevância de uma formação técnica para os jovens daquele município.

 Da Redação 
Coordenação da Educação Profissional

COORDENADORES PARTICIPAM DE REUNIÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”. (Paulo Freire)




Os Coordenadores de Curso e de Estágio das escolas estaduais que ofertam a educação profissional participaram, ontem (07), nas dependências do NRE de Apucarana, de uma reunião para repasse de informações sobre o trabalho a ser desenvolvido em 2012.
As legislações dessa modalidade de ensino, bem como o perfil e atribuições dos profissionais responsáveis pelos Cursos Técnicos e pela Formação de Docentes foram discutidos, no intuito de garantir uma boa atuação e a articulação dos conhecimentos previstos nos planos de curso.
Na ocasião, os coordenadores foram informados que a partir deste ano, a SEED firmou um contrato com a Seguradora Royal para pagamento do seguro dos alunos que devem sair a campo durante os estágios.
De acordo com a técnico-pedagógia do NRE, Profª. Zélia Souza Santos Vaz, “a reunião foi muito produtiva e esclarecedora”. Complementa “contamos esse ano com vários coordenadores novos, que precisam de apoio no exercício de suas funções”.
Fonte: Assessoria de Comunicação do NRE de Apucarana

segunda-feira, 5 de março de 2012

VISITA PEDAGÓGICA AO CURSO TÉCNICO DE ADM




NRE VISITA ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO


Alunos do Curso Técnico em Administração do C.E. de Jandaia do Sul receberam, na última quarta-feira (29), a visita da Coordenadora da Educação Profissional do NRE de Apucarana, Profª. Zélia Souza Santos Vaz, para um “bate papo” sobre a importância da qualificação técnica e as oportunidades geradas a partir desta no mundo do trabalho.
Na ocasião, o Diretor Vladimir Matioli Árcade, o Coordenador de Curso Sinderlei Pimenta e a Pedagoga Rosemary Tasso relataram o entusiasmo com que alunos e professores iniciaram o ano letivo e reforçaram o valor da oferta do curso para o município de Jandaia do Sul.
Para o estudante Felipe Moreira Júnior, 1º ano ADM – noturno, “é uma grande satisfação saber que o governo preocupa-se em ofertar educação profissional com qualidade para os alunos do Paraná”. Já sua colega de sala, Luzia Afonso de Jesus, relata que “a oportunidade de estudar o Ensino Médio e ainda sair com um diploma de técnica em ADM, será muito importante para nosso futuro profissional”.


Fonte: Assessoria de Comunicação do NRE de Apucarana

OFERTA DO E-TEC BRASIL NO NRE DE APUCARANA






DO E-TEC BRASIL OFERTADOS NO NRE DE APUCARANA


Lançado em 2007, o sistema Rede E-Tec Brasil tem como objetivo alcançar os municípios com baixa densidade populacional e as periferias dos grandes centros, democratizando o acesso à Educação Profissional Técnica de Nível Médio, forma subsequente, na modalidade de Ensino a Distância.
Em parceria com a SEED, o Instituto Federal do Paraná oferta no NRE de Apucarana vários cursos, nos seguintes polos:

  • C.E. JOÃO PAULO I – BOM SUCESSO
 Avenida Cel. Gabriel Jorge Franco, 290 – CEP: 86.940-000.
      TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO – 29 alunos
      Tutor: FÁBIO JUNIOR SALVARANI

  • C.E. JOSÉ DE ANCHIETA - BORRAZÓPOLIS
 Avenida Brasil, 911 - CEP: 86.925-000.
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO – 36 alunos
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO – 40 alunos
Tutora: LIGIMAR N. VIEIRA DE SOUZA

  • C.E. PE. GUALTER FARIAS NEGRÃO - CRUZMALTINA
      Rua Pe. Gualter F. Negrão, 320 – CEP: 86.855-000.
TÉCNICO EM LOGÍSTICA - 34 alunos
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO – 50 alunos
Tutora: CRISTIANE MOREIRA DOS SANTOS

  • C.E. ROSA DELÚCIA CALSAVARA - CAMBIRA
       Rua Uruguai, 195 – Centro - CEP: 86.890-000.
      TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO - 29 alunos
 Tutora: ESTELA BORGATTO MUSSIATO

  • C.E. JOÃO PLATH – MAUÁ DA SERRA
Rua Pedro Geffer, nº. 420 - Jd São Luiz – CEP: 86.828-000.
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO – 29 alunos
      Tutora: SIMONE MARENDAZ

·       C. E.  DR. REBOUÇAS – RIO BOM
Rua Ayrton Senna da Silva, 637 – CEP: 86.830-000.
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO – 36 alunos
Tutora: IVONE NATALIA AVELINO

  • C. E. HERMINIA ROLIM LUPION - SABÁUDIA
Rua Pref. Jacomo Masquetti, s/nº - CEP: 86.720-000.
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO - 14 alunos
Tutor: LUIZ CARLOS VALERIO
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO – 30 alunos
Tutora: PATRICIA TALARICO


Fonte: Assessoria de Comunicação do NRE de Apucarana