sábado, 14 de abril de 2012

AULA INAUGURAL DO PRONATEC



A Coordenação da Educação Profissional do Núcleo Regional da Educação de Apucarana participou da aula inaugural do PRONATEC, na unidade ofertante – SENAI. Na Oportunidade, a professora Zélia Vaz e a professora Afife Fontanini, falou aos alunos sobre a importância de uma formação técnica para inserir-se no mercado de trabalho. Aproximadamente 70 estudantes matriculados no curso de Torneiro Mecânico, Eletricista de Automóveis e Auxiliar Administrativo participaram da aula inaugural.

Fonte: Coordenação da Educação Profissional do NRE de Apucarana

segunda-feira, 9 de abril de 2012

ESCOLAS RECEBEM LABORATÓRIOS DO MEC




Visando ampliar e qualificar a oferta da Educação Profissional e Tecnológica de nível Médio na rede estadual de ensino, o Programa Brasil Profissionalizado contemplou 14 estabelecimentos de ensino jurisdicionados ao NRE de Apucarana com laboratórios básicos padrão MEC.  Visando ampliar e qualificar a oferta da Educação Profissional e Tecnológica de nível Médio na rede estadual de ensino, o Programa Brasil Profissionalizado contemplou 14 estabelecimentos de ensino jurisdicionados ao NRE de Apucarana com laboratórios básicos padrão MEC. 
O C.E. Antonio Garcez Novaes e o C.E. Marquês de Caravelas (Arapongas), o C.E. Érico Veríssimo (Faxinal), o C.E. Alberto Santos Dumont, C.E. Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado, C.E. Professor Izidoro Luiz Cerávolo, C.E. Polivalente e o Colégio Agrícola Manoel Ribas (Apucarana) foram contemplados na etapa de 2010. Já o C.E. Emílio de Menezes (Arapongas), o C.E. de Jandaia do Sul (Jandaia do Sul), o C.E. Pe. Ângelo Casagrande (Marilândia do Sul), o C.E. Marumbi (Marumbi) e os C.E. Nilo Cairo, Pe. José de Anchieta e Polivalente (Apucarana) que foram contemplados na etapa de 2012, irão receber até o final do ano letivo os referidos laboratórios.  Este é um programa que funciona em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e, como o Estado do Paraná tem se destacado na oferta desta modalidade de ensino, o MEC tem firmado diversos convênios no intuito de atender as demandas de acordo com as necessidades locais. 
Para o Diretor do C.E. Alberto Santos Dumont, Edson Plath, “os laboratórios são um espaço onde os alunos têm a oportunidade de participar de atividades práticas que os prepararão para o trabalho produtivo, correlacionando teoria e prática e habilitando os estudantes para o exercício da profissão escolhida”. 

terça-feira, 3 de abril de 2012

AGÊNCIA DO TRABALHADOR VISITA ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS




        No dia 29 de março de 2012, os alunos do Curso Técnico em Administração do Colégio Estadual Érico Veríssimo, receberam a visita de duas funcionaras da Agência do Trabalhador que na ocasião proferiram uma palestra sobre o Primeiro Emprego, Cadastro e Seguro Desemprego. Na oportunidade, os alunos aproveitaram para tirar suas dúvidas a respeito de como se cadastrar para vaga de emprego. As funcionárias também, apresentaram aos alunos os cursos profissionalizantes ofertados pela agência.

domingo, 1 de abril de 2012

ESCOLAS RECEBEM LABORATÓRIOS DO MEC


   ESCOLAS RECEBEM LABORATÓRIOS DO MEC



Visando ampliar e qualificar a oferta da Educação Profissional e Tecnológica de nível Médio na rede estadual de ensino, o Programa Brasil Profissionalizado contemplou 14 estabelecimentos jurisdicionados ao NRE de Apucarana com Laboratórios Básicos Padrão MEC. O Ce Antonio Garcez Novaes e o Ce Marquês de Caravelas (Arpongas), Ce Érico Veríssimo (Faxinal) e o CE Alberto Santos Dumont, o Ce Heitor Cavalcante de Alencar Furtado, o Ce Professor Izidoro Luiz Cerávolo,  o Ce Polivalente e o Colégio Agrícola Manoel Ribas (Apucarana), foram contemplados na Etapa 2010. Já o CE Emílio de Menezes (Arapongas), o CE Jandaia do Sul (Jandaia do Sul), o CE Pe. Ângelo Casagrande (Marilândia do Sul), o CE Marumbi (Marumbi) e os Ce Nilo Cairo, Ce Pe. José de Anchieta, o Ce Polivalente (Apucarana) que foram contemplados na Etapa 2012, irão receber até o final do ano letivo os referidos Laboratórios. Este é um Programa que funciona em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e, como o Estado do Paraná tem se destacado na oferta desta modalidade de Ensino, o MEC tem firmado diversos convênios no intuito de atender as demandas de acordo com as necessidades locais. O diretor do Ce Alberto Santos Dumont, ressalta a importância dos Laboratórios como sendo um espaço onde os alunos têm a oportunidade de participar de atividades práticas no sentido de prepará-los para o trabalho produtivo, bem como correlacionar teoria e prática e habilitá-los para exercer a profissão escolhida.



Fonte: Coordenação da Educação Profissional

COORDENADORES DISCUTEM EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS

        COORDENADORES DISCUTEM A EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS



             No dia 28 de março de 2012, reuniram-se no salão do NRE de Apucarana os Coordenadores da Educação Profissional para receber orientações sobre a capacitação a ser realizada no 1º semestre de 2012, a elaboração do Projeto para minimizar os problemas da evasão nos Cursos Técnicos e a implantação da Qualificação Profissional nas Escolas Estaduais. Na ocasião, professora Maria Onide Ballan Sardinha, Chefe do NRE de Apucarana falou aos participantes sobre a importância de se fazer um diagnóstico para identificar as causas da evasão na Educação Profissional. Foram apresentadas aos coordenadores as orientações para a elaboração de um projeto no intuito de traçar estratégias visando reverter os índices do abandono escolar pelos alunos matriculados nesta modalidade de ensino, em especial no período noturno.