domingo, 28 de outubro de 2012












VISITA PEDAGÓGICA AO PROGRAMA E-TEC BRASIL



           Em 22 de outubro de 2012, estiveram visitando o CE José de Anchieta (Borrazópolis) e o CE Padre Gualter Farias Negrão (Cruzmaltina), a Coordenadora da Educação Profissional do NRE, Zélia Souza Santos Vaz, juntamente com o Técnico do CRTE, André Mateus Guilherme para discutir as condições pedagógicas  do Curso Técnico em Administração ofertado pelo o Programa E-Tec Brasil. Na ocasião, os alunos falaram sobre as dificuldades que vem enfrentando devido ao atraso dos materiais didáticos enviados pelo o Instituto Federal. A diretora do CE Padre José de Anchieta, ANDREIA APARECIDA MANTOVANI, falou que tem tentado suprir de alguma forma a falta do material, cedendo aos algumas fotocópias, mas encontra dificuldade em atender na sua totalidade porque as verbas destinadas à escola não é o suficiente para atendê-los.  

 Da Redação 
Coordenação da Educação Profissional
NRE Apucarana




        Os alunos do 3º Semestre do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, do Colégio Estadual Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado do município de Apucarana, fizeram uma visita técnica à Usina de açúcar e álcool Coorperval, do município de Jandaia do Sul, no ituito de vivenciar as práticas profissionais exigidas pelo perfil profissional do curso. Os professores Dennis M. de Castro e Marcio Henrique Dias demonstraram aos alunos a parte industrial aliada a segurança do trabalho. O funcionário daquela empresa, Roberto Simões, recebeu os futuros técnicos e apresentaram aos mesmos a rotina diária e o funcionamento da Usina.

                                                                                      Fonte: Educação profissional do NRE de Apucarana




      As alunas do Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Padre Ângelo Grande, do município de Marilândia do Sul, proporcionaram aos alunos da Escola Ângelo Muller Filho do 1º ao 5º ano uma tarde diferente. As professoras de Prática de Formação, Sebastiana Aparecida Tavares e Raquel Garcia Punhagui Bachega, juntamente com as educandas, organizaram diversas atividades para apresentar aos estudantes com o objetivo de comemorar o Dia da Criança. As atividades vivenciadas pelas crianças promoveram momentos de aprendizagem visto que a ludicidade das apresentações ultrapassavam o trabalho do cotidiano escolar em sala de aula.  Na ocasião, a professora Ironice Ferreira, regente de uma das turmas, afirmou que o dia a dia da sala de aula, muitas vezes gira em torno de conteúdos, deixando em segundo plano o aprender de forma lúdica. Afirmou ainda que os alunos esperam com ansiedade a chegada deste dia.  Entre as atividades realizadas pelas as futuras professoras estavam: Contação de Histórias, Peças teatrais e Cantos Infantis.  O resultado do trabalho foi positivo e bem visto pela direção do colégio e demais professores do município, além de ter servido como instrumento avaliativo do desempenho dos alunos do Curso de Formação de Docentes, onde o critério “criatividade” foi observado pelas professoras da Prática de Formação.



sábado, 27 de outubro de 2012

ALUNOS PARTICIPAM DA FEIRA DE MINIEMPRESAS



Desde o mês de maio, alunos do 1°, 2° e 3° anos do Curso Técnico em Administração do Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Cerávolo, do município de Apucarana, participam do Programa Miniempresa desenvolvido em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), no intuito de experimentar na prática o trabalho com a economia, organização e operação de negócios em uma empresa. 
O Programa foi desenvolvido por 15 semanas, em jornadas semanais, com duração de 3 horas dentro do estabelecimento de ensino. Durante os estudos, os futuros administradores aprenderam e discutiram sobre os conceitos de: livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Quatro profissionais voluntários das áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção da Empresa Caramuru, situada na cidade de Apucarana, assessoraram os estudantes durante todas as atividades.
A Miniempresa teve como objetivo fabricar um produto dentro das normas de segurança, a partir do controle e de metas de produção e qualidade, assegurando-se dos riscos, no intuito de atingir o sucesso nos negócios. A Miniempresa captou recursos financeiros, por meio da venda de ações que auxiliaram na compra de materiais para a fabricação do produto: “TAI DOLL”. As ações foram vendidas até o mês de agosto pelos próprios estudantes, e para finalizar as vendas, uma feira foi organizada nas dependências do Centro Norte Shopping Center de Apucarana


domingo, 14 de outubro de 2012

C.E. MARQUÊS DE CARAVELAS DESENVOLVE MULTIPROJETO






O Colégio Estadual Marquês de Caravelas, do município de Arapongas, apresentou, no dia 04 de outubro, os resultados dos estudos desenvolvidos a partir da atividade denominada “Multiprojeto”, a toda comunidade escolar.
Na ocasião, alunos e professores, do Ensino Fundamental, Médio e Profissional, montaram ambientes e apresentações que abordaram o Centenário de Helena Kolody, a Consciência Negra, a Diversidade Cultural, o Festival de Talentos, bem como o Museu de Antiguidades e Trajetória Histórica do Colégio Estadual Marquês de Caravelas. As técnico-pedagógicas do NRE de Apucarana, Zélia Vaz, Afife Fontanini e Lúcia Rodrigues Nogueira, estiveram presentes prestigiando o evento.
Já os professores, Hideraldo Trombelli, Marilza Gonçalves de Freitas e Sandra Mara Reinaldo, que compõem a equipe diretiva do estabelecimento de ensino, receberam os visitantes com muita alegria, demonstrando grande contentamento com a dedicação e esmero do alunado, do corpo docente e dos funcionários durante a realização de toda a exposição.



ALUNOS DA REDE ESTADUAL PARTICIPAM DO PRONATEC ENSINO MÉDIO CONCOMITANTE





Aproximadamente 173 alunos da Rede Estadual de Ensino, que estudam o 2º ou 3º ano do Ensino Médio, estão participando das aulas ofertadas pelo PRONATEC, por meio dos Cursos Técnicos na forma Concomitante ao Ensino Médio.
As bolsas de formação são concedidas pelas instituições parceiras que abrangem nossa regional: SENAI e SENAC, no município de Apucarana e SENAI, no município de Arapongas. Desde o dia 24 de julho, os alunos têm frequentado às aulas dos cursos escolhidos nas unidades ofertantes, no intuito de agregar mais conhecimentos que auxiliarão na inserção ao mundo do trabalho.
Recentemente, as técnico-pedagógicas do NRE de Apucarana, Zélia Vaz e Afife Fontanini (Educação Profissional), e Lúcia Rodrigues Nogueira (Educação Básica), realizaram visitas pedagógicas as unidades do SENAI e SENAC, no intuito de incentivar os alunos que se inscreveram para participar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, a continuar firmes na jornada, aproveitando para explanar sobre a relevância da formação técnica como oportunidade de acesso ao trabalho de forma mais digna.
Na ocasião, os futuros técnicos em Enfermagem, que estudam no SENAC, demonstraram estar muito contentes por poder participar de uma formação técnica sem ter que arcar com nenhum ônus.
APUCARANA: No SENAI são ofertados os seguintes Cursos Técnicos: Eletromecânica, Segurança no Trabalho e Informática, atendendo 105 estudantes.
No SENAC, o Curso de Enfermagem atende 24 alunos.
ARAPONGAS: No SENAI são ofertados os Cursos Técnicos de: Design de Móveis e Logística, com frequência de 44 educandos.



quarta-feira, 3 de outubro de 2012

XXVIII FESTA DO FOLCLORE


“Criança... Este é o limiar da vida, cujo segredo é ser pequeno,
mas destemido; Ter medo, mas sempre ter vontade de ir além...
Ser criança eterna, é um estado d´alma...
Nunca perca o gosto por isto...”

Aconteceu na sexta-feira (21), nas dependências do Colégio Estadual Nilo Cairo, do município de Apucarana, a XXVIII Festa do Folclore organizada pelos alunos do Curso de Formação de Docentes, abordando a temática: “A Criança Cidadã”.
Na ocasião, as famílias foram recepcionadas pelo Diretor Auxiliar José Carlos da Silva, pelas Coordenadoras do Curso de Formação de Docentes, Maria Luiza da Silva Samuelsson, Doroty Yaeko Arimori Campos e Sonia Martins Gonçalves da Rocha, bem como pelos professores e funcionários do estabelecimento de ensino.
A Chefe do NRE de Apucarana - Maria Onide Ballan Sardinha, o representante do 30º Batalhão de Infantaria Motorizada - Tenente Cardoso e a Diretora da Escola Municipal Marcos Freire - Lucilene Palogan, também, apreciaram as belas apresentações realizadas pelos futuros professores.
“Nesta XVIII Festa do Folclore homenageamos a criança, procurando fazer com que cada uma se torne uma verdadeira cidadã, no intuito de construir uma nação com igualdade de direitos, garantindo um futuro mais promissor e de esperanças por meio da educação”, declarou o Prof. José Carlos.
Já a Chefe do NRE parabenizou aos envolvidos pela organização do momento cultural, enfatizando que tal atividade revela a identidade da comunidade escolar.


As diversas coreografias apresentaram um resgate histórico sobre a evolução do conceito de infância até a atual concepção, na qual as especificidades e os direitos das crianças devem ser garantidos desde o seu nascimento, pois conforme determina a lei: “A criança é uma cidadã de direitos”. 
O script das apresentações foi o seguinte:


§                          Dança 3º Normal Integrado A: A CONCEPÇÃO DA VIDA – Entende-se que a vida é uma obra de arte de Deus, por meio dessa obra prima nasce a criança.
§                          Dança 2º Normal Integrado A: ADULTO EM MINIATURA - Nas sociedades antigas, o status da criança era nulo. O sentimento de infância era inexistente, baseava-se no abandono, no favor e na caridade, tanto para as crianças pobres quanto as ricas.
§                          Dança 3º Normal Integrado C: A RODA DOS EXPOSTOS – Nessa época, os recém nascidos rejeitados eram depositados neste mecanismo giratório montado na porta dos orfanatos. 
A partir da Revolução Industrial houve modificações na visão que se tinha da criança. Surgem as primeiras propostas de Educação Infantil. Somente depois da Segunda Guerra Mundial é que houve uma preocupação com as necessidades emocionais, intelectuais e sociais da criança.

§                          Dança 4º Semestre do Aproveitamento de Estudos A: CRIANÇA CIDADÃ - Em 1988, a Constituição Federal garantiu a criação de uma lei para cuidar especialmente dos direitos das crianças e dos adolescentes, chamada de Estatuto da Criança e do Adolescente, no intuito de garantir a segurança, o crescimento de forma livre, saudável e com respeito.
§                          Dança 2º Normal Integrado B: CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL - A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica (00 ao 05 anos). Nesse período, as atividades lúdicas e os jogos são muito importantes para o desenvolvimento das capacidades motoras e cognitivas.
§                          Dança 1º Normal Integrado A: CRIANÇA DO ENSINO FUNDAMENTAL – Este é o segundo nível da Educação Básica no Brasil. Tem duração de nove anos, sendo a matrícula obrigatória para todas as crianças a partir dos 6 anos de idade. Através dos vários processos pedagógicos, busca-se conduzir a criança ao conhecimento do mundo pessoal, familiar e social.
§                          Dança 2º Semestre do Aproveitamento de Estudos A: BRINCADEIRAS INFANTIS - A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o exercício deste direito.
O Folclore é a tradição e usos populares, constituído pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração.

§                          Dança 4º Normal Integrado A: MÚSICAS INFANTIS - A música, por seu aspecto lúdico, é para as crianças uma parte essencial no desenvolvimento e aprendizagem.
§                          Dança 1º Normal Integrado B: CANTIGAS DE RODA - As tradições e os valores culturais de cada povo são importantes para o desenvolvimento harmonioso da criança.
§                          2º Normal Integrado C: CRIANÇA NA ERA DO VIDEOGAME - A entrada do computador na casa das pessoas mudou drasticamente a rotina das crianças. Hoje, elas passam mais tempo em frente à tela do que brincando na rua ou no quintal. É claro que não se deve privar os pequenos das novidades do mundo tecnológico, mas não se pode esquecer de estimulá-los a manter o contato pessoal com outras crianças por meio das brincadeiras mais tradicionais.
§                          4º Normal Integrado B: CRIANÇA FELIZ - As crianças têm que ser vistas sempre como crianças, nunca saltando fases. Merecem ser respeitadas, pois brincar é coisa séria.
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná, por meio do Departamento de Educação e Trabalho, e Núcleo Regional da Educação de Apucarana parabenizam os alunos do Curso de Formação de Docentes pelo belíssimo trabalho realizado.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Professores do NRE de Apucarana participam do simpósio do Ensino Médio Integrado






       Os professores do NRE de Apucarana que atuam na Educação Profissional participaram em Foz do Iguaçu, do Simpósio Ensino Médio Integrado Eixos Tecnológicos: Ambiente, Saúde e Segurança, e Recursos Naturais, organizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED). O evento, que começou na segunda-feira (24), contou com a participação de 600 profissionais de 181 municípios, representando todas as unidades que ofertam Cursos Técnicos no Estado. Os profissionais que atuam nos Cursos Técnicos dos 
municípios de Apucarana, Arapongas, Faxinal e Jandaia do Sul, representaram o NRE de Aapucarana no referido evento. Nas oficinas foram realizadas palestras com especialistas sobre temas contribuindo para a atualização dos profissionais que atuam na área.  O ponto alto do evento foi a troca de experiência. Cada grupo participou de 16 horas de oficinas com temas de biosegurança, código florestal, agroecologia e agricultura orgânica, modelo de gestão de sucesso e o uso de novas tecnologias, entre outros.

Fonte: Coordenação da Educação Profissional do NRE de Apucarana