quinta-feira, 29 de novembro de 2012

VI MOSTRA DE TRABALHOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES





O Colégio Estadual Emílio de Menezes, do município de Arapongas, realizou nos dias 20 e 21 de novembro, a “VI Mostra de Trabalhos do Curso de Formação de Docentes” com o objetivo de expor para a comunidade local as atividades do ano letivo de 2012. Na ocasião, as futuras professoras apresentaram os temas discutidos em sala de aula, por meio de “cantinhos pedagógicos”, maquetes, teatro de fantoches e jogos didáticos. Segundo a aluna do 1º ano FD, Natália de Oliveira Santana, “esse tipo de trabalho incentiva os alunos a se dedicarem mais ao curso”. Já a aluna do 2º ano FD, Rafaela Coronado, afirmou que “a mostra proporcionou que nós, futuras professoras, aprimorássemos os conhecimentos, por meio da manipulação de diferentes materiais, os quais poderão ser utilizados quando estivermos atuando”. Complementa “percebemos que mesmo as crianças grandes gostam de coisas novas e diferenciadas”. O evento envolveu os estudantes e os professores que atuam nas disciplinas da parte específica do Curso de Formação de Docentes. A Coordenadora, Maria Teresinha Golon Marques, disse aos técnico-pedagógicos do NRE de Apucarana, Robson Desiderá e Zélia Souza Santos Vaz, que se sentia muito feliz com a realização da Mostra, pois o empenho de todos superou as aulas teóricas, despertando o interesse em conhecer e desenvolver trabalhos que chamem a atenção durante a “Prática de Formação”, no campo de estágio.

Fonte: Educação Profissional

sábado, 24 de novembro de 2012

FORMAÇÃO EM AÇÃO 2º SEMESTRE DE 2012




Aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de novembro, a segunda etapa do curso de capacitação, denominado “Formação em Ação”, ofertado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, por meio do Núcleo Regional da Educação de Apucarana. Aproximadamente, 159  Professores da, Educação Profissional, que atuam nos 14  estabelecimentos de ensino dessa regional, participaram de estudos e debates sobre legislação, Sistema de Avaliação, entre outros  Três polos acolheram os participantes durante o evento:No Polo de Jandaia do Sul, participaram  36 professores, no; Polo de Arapongas,  32 cursistas; já no Polo de Apucarana, 48 professores participaram das oficinas . Essa formação continuada encerra um cronograma de atividades planejadas pelo atual Governo do Estado do Paraná, que viabilizou os recursos financeiros tendo como base o Plano de Metas da Educação - 2º semestre de 2012.  Segundo a Chefe do NRE de Apucarana, Profª Maria Onide Ballan Sardinha, “esse tipo de formação continuada é muito importante porque oportuniza a participação de todos contribuindo assim para a melhoria” da prática pedagógica e consequentemente com a qualidade de ensino nas escolas públicas estaduais”.


FONTE: EDUC. PROFISSIONAL - NRE APUCARANA

ALUNAS DA FORMAÇÃO DE DOCENTES COMEMORAM O DIA DAS CRIANÇAS






O Colégio Estadual Érico Veríssimo do município de Faxinal realizou o Circo da Alegria com teatro “Alice no País das Maravilhas, e diversas atividades educativas para comemorar o dia da Criança com os alunos das escolas municipais de 1º ao 9º ano. Toda comemoração foi organizada pelas alunas do Curso de Formação de Docentes que envolveram além dos alunos, os professores das disciplinas de Prática de Formação, Literatura Infantil e Educação Física. O objetivo da atividade foi colocar em prática a parte teórica discutida  em sala de aula.

FONTE: EDUC. PROFISSIONAL - NRE APUCARANA

sábado, 17 de novembro de 2012

ALUNOS JAPONESES VISITAM O COLÉGIO AGRÍCOLA DE APUCARANA






O Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas, do município de Apucarana, recebeu essa semana a visita de uma Comitiva de dez alunos da Província de Hyogo, Japão, acompanhados por dois professores e um Coordenador, que são responsáveis pelo convênio existente há alguns anos entre os estabelecimentos de ensino. Oito alunos são de Escolas Técnicas e dois são da Universidade de Agronomia. O grupo passou três dias no Colégio Agrícola, participando das atividades diárias dos alunos “agricolinos”, bem como conhecendo a metodologia aplicada e um pouco da cultura paranaense e brasileira. A visita proporcionou a interação entre os alunos de um mesmo curso, assim como a troca de experiências entre países diferentes. Essa troca oportuniza que as relações entre as nações se expandam, auxiliando no aprimoramento do processo ensino e aprendizagem de educadores e educandos.


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO CRIAM NOVAS MARCAS







Os alunos do 4º ano do Curso Técnico em Administração do Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Cerávolo, do município de Apucarana, orientados pela professora da disciplina de Marketing e Vendas, Sandra Calsavara, criaram uma nova marca com características semelhantes as dos concorrentes. O estudo teve como base o mix do marketing que são os 4 (quatro) Ps: produto, preço, praça e promoção. Por meio de pesquisa bibliográfica, mídias e com base em marcas já existentes no mercado, cada grupo criou um produto com o objetivo de identificar uma marca usando as ferramentas do Marketing que é introduzir valor ao produto através da marca, criar uma marca com características fortes e de fácil aceitação no mercado, bem como trazer satisfação ao cliente. As marcas criadas foram: Realce” (gel para cabelo), Biobag (bolsa), “Ai que Luxo” (creme para o corpo), “Ecopen” (caneta reciclável) e “Stars” (esmaltes para unhas). De acordo com a professora Sandra, com a criação dos produtos os alunos tiveram oportunidade de colocar em prática a parte teórica discutida durante o processo em sala de aula.

fonte: coordenação da Educ. Profissional: NRE Apucarana
,