domingo, 31 de março de 2013

ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO VISITAM A CÂMARA DE FAXINAL


AVALIAÇÃO DO ENCEJA




O Coordenador da Educação de Jovens e Adultos do Núcleo Regional da Educação de Apucarana, Enio Aparecido Belini, juntamente com os técnicos: Robson Antonio Desidera, Lídia Maria Titericz, Rosemari Pereira da Luz e Zélia Souza Santos Vaz, estiveram em Curitiba participando  do treinamento para atuar como Coordenadores municipais do Enceja nos locais onde os exames serão aplicados. A Avaliação do Enceja  acontecerá no dia 14 de abril de 2013, nos municípios de Apucarana, Arapongas, Faxinal, Jandaia do Sul e Mauá da Serra. Os profissionais que passaram pelo treinamento no dia 27 de março de 2013, atuarão como Coordenadores nos municípios onde ocorrerá a Avaliação.  

Fonte: Educ. Profissional- NRE Apucarana

sábado, 23 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER



Os Coordenadores do Curso Técnico em Administração, Técnico em Vendas e Formação de Docentes do Colégio Estadual Érico Veríssimo do município de Faxinal organizaram diversas atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Durante a semana, foram ministradas palestras abordando assuntos referentes ao sexo feminino.  No dia 05 de março de 2013, a enfermeira Elaine de Souza falou às convidadas sobre Saúde e Prevenção” abordando temas como o câncer de colo de útero e o câncer de mama. Já o professor Carlos José Hervatini, falou ao grupo masculino sobre a importância da mulher na vida do homem. No dia 07 de março de 2013, a professora Lourdes Soares Farias encerou o ciclo de palestra falando sobre o espaço que as mulheres vêm  conquistando na sociedade atual. O final das comemorações culminou com o festival Vale Tudo com apresentações de professores e alunos.


Fonte: Coord. Educação Profissional\NRE Apucarna

segunda-feira, 18 de março de 2013

VERIFICAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO E TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA





No dia 18 de março de 2013, estiveram no Centro de Educação Profissional - Senai de Apucarana a Coordenadora da Educação Profissional, Zélia Souza Santos Vaz, a Técnica Pedagógica, Afife Maria dos Santos Fontanini, a Coordenadora do Setor de Estrutura do NRE de Apucarana Rita de Cássia Bento, juntamente com o Engenheiro de Segurança do Trabalho, Fernando Yishio Arakawa para verificar as condições físicas e pedagógicas objetivando renovar o reconhecimento do Curso Técnico em Segurança do Trabalho e o Curso Técnico em Eletromecânica. Na ocasião, o Diretor da Unidade, Ernesto Sountachi Junior e a Pedagoga Mirian Rafaela V. Ribeiro acompanharam a equipe para mostrar os laboratórios, a biblioteca e a estrutura das salas de aulas onde as atividades dos cursos serão desenvolvidos.

Fonte: Coordenação da Educ. Profissional

sábado, 16 de março de 2013

REUNIÃO COM OS COORDENADORES DO CE DE JANDAIA DO SUL E O CE DE MARUMBI

No dia 15 de março de 2013, a Coordenadora da Educação Profissional do NRE de Apucarana, Zélia Souza Santos Vaz e o Técnico Pedagógico Sérgio Aparecido Franzini, reuniuram-se com a Equipe Pedagógica e o Coordenador do Curso Técnico em Administração do CE de Jandaia do Sul para discutir assuntos referentes à Educação Profissional. Estiveram presentes, Siderley Aparecido Pimenta, Coordenador do Curso, o diretor do Estabelecimento Vladimir Matioli Arcade, o Vice Diretor, Alexandre Francisco Salvador, a Secretaria Escolar, Doralice de Almeida e a pedagoga responsável pela a Educação Profissional, Gláucia Gonzáles Martins. A Professora Zélia iniciou a reunião falando sobre os desafios que a Educação Profissional vem enfrentando no cotidiano escolar e as estratégias para minimizar os problemas que assolam os Cursos Técnicos, em especial o índice de evasão no período noturno. O professor Vladimir falou do interesse em solicitar da SEED, autorização para ofertar cursos técnicos na forma concomitante, visto que muitos alunos matriculados no Ensino Médio têm procurado a escola para fazer uma formação técnica.  No período da tarde, os técnicos do NRE, reuniram-se com as Coordenadoras do Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual de Marumbi para orientar a Coordenadora de Estágio, Maria Cristina de Almeida sobre o envio do Seguro Obrigatório para a SEED. Na oportunidade, foi discutido também sobre o incentivo da leitura e da escrita nas aulas de Prática de Formação e o abandono escolar no referido curso. Estiveram presente durante na reunião, a Vice Diretora do Estabelecimento, Vera Lúcia Cipriani Giuliangeli e a Coordenadora do Curso, Estefania Ferreira Nobile.
Fonte: Educ Profissional – NRE Apucarana

quarta-feira, 13 de março de 2013

REUNIÃO COM OS COORDENADORES DE CURSOS DE ARAPONGAS






No dia 13 de março de 2013, a Coordenadora da Educação Profissional do NRE de Apucarana, Zélia Souza Santos Vaz e a Técnica Pedagógica Afife Maria dos Santos Fontanini, reuniuram-se com os Coordenadores dos Cursos Técnicos do município de Arapongas para discutir assuntos referentes à Educação Profissional. Estiveram presentes, Luciana Aparecida Pereira, Coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem, Júlio Belchó, Coordenador do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, Leandro luiz Camparot, Coordenador do Curso Técnico e Administração e Sandra Mara Reinaldo da Costa, Coordenadora do Curso Técnico em Administração. A Professora Zélia Souza Santos Vaz, falou sobre os desafios que a Educação Profissional vem enfrentando no cotidiano escolar e as estratégias para minimizar os problemas que assolam os Cursos Técnicos.  Os participantes interagiram, discutindo sobre a estrutura adequada para atender as especificidades de cada curso, entre outros.
Fonte: Educ Profissional – NRE Apucarana

terça-feira, 12 de março de 2013

VISITA AO CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES




A Coordenadora da Educação Profissional do NRE de Apucarana, Zélia Souza Santos Vaz esteve em visita ao CE Padre Ângelo Casagrande, do município de Marilândia do Sul para conversar com  alunos e alunas do Curso de Formação de Docentes (Aproveitamento de Estudos). A visita foi feita ao 2º, 3º e 5º Semestre do Curso. Os alunos se demonstraram muito contentes com a possibilidade de poder estar participando de uma formação que poderá, no futuro, inseri-los no mundo do trabalho de forma mais digna. Na oportunidade, a professora Zélia falou sobre a proposta pedagógica e a estrutura curricular do referido curso, bem da carga horária de estágio que faz parte da carga horária da matriz curricular, e, portanto, de cumprimento obrigatório ao longo do curso.por parte das futuras professoras A Coordenadora da Formação de Docentes, Maria Aparecida S. Rodrigues, declarou a sua satisfação com o desempenho que  as alunas vêm tendo com as atividades de estágio desenvolvidas nas escolas de 1º ao 5º ano no município de Marilândia do Sul.

Fonte: Educ. Profissional/NRE Apucarana

sábado, 9 de março de 2013

Curso Técnico em Enfermagem realiza Cerimônia de Passagem da Lâmpada




 Mais uma cerimônia de passagem da lâmpada foi realizada pelo curso Técnico em Enfermagem no Salão Nobre do SENAC de Apucarana, neste sábado (09/03/2013. Símbolo dos conhecimentos técnicos, científicos e éticos adquiridos ao longo do curso, a lâmpada vem com o propósito de passar esses ensinamentos e dar continuidade a essas ideais. A homenagem é realizada no último módulo do curso, antecedendo a formatura. A chama de fogo contém simbolismo milenar e a passagem da lâmpada de uma enfermeira para a outra demonstra a continuidade da assistência de enfermagem. A vela, objeto símbolo da profissão de enfermagem tem como característica a sucessividade da observação e do cuidar para a cura e para a vida. Dessa forma, a turma que se forma passa a lâmpada para a turma que vai se formar. E a turma que hoje recebe a vela no próximo ano passa para os futuros formando e assim sucessivamente. Com a presença dos familiares, amigos, professores, diretores da unidade e a Coordenadora da Educação Profissional do NRE de Apucarana, os alunos se emocionaram e puderam compreender a característica fundamental da profissão que escolheram e que tem como objetivo  cuidar para a cura e para a vida.

Fonte: Educação Profissional/ NRE Apucarana


ENCONTRO DE COORDENADORES




 No dia 08 de março de 2013, a Coordenadora da Educação Profissional do NRE de Apucarana, Zélia Souza Santos Vaz, reuniu-se com os Coordenadores dos Cursos Técnicos do município de Apucarana para discutir assuntos referentes à Educação Profissional. Estiveram presentes, Dalcina Gessi Dizioba, coordenadora do Curso Técnico em Química, Juliane Franzon, coordenadora do curso em Edificações, Dennis M. Castro, coordenador do Curso Técnico em Segurança do Trabalho e a pedagoga Denise Maria Braga representando a coordenadora do Curso Técnico em Administração, Sandra Regina Antonio. Participaram também, Afife Maria dos Santos Fontanini, técnica pedagógica da Equipe de Ensino e Amanda Candeo representante da secretaria escolar do CE Padre José de Anchieta, do município de Apucarana. A professora Zélia Vaz iniciou a reunião apresentando os dados da evasão do ano de 2012 como sendo um dos desafios que esta modalidade de ensino vem enfrentando. Foi discutido também, as metodologias utilizadas nas disciplinas específicas, a integração entre os profissionais que atuam como docentes, a estrutura adequada para atender as especificidades de cada curso, entre outros. Os participantes interagiram durante a reunião, relatando sobre os pontos positivos e negativos que perpassam a Educação Profissional.

Fonte: Educ Profissional – NRE Apucarana

quinta-feira, 7 de março de 2013

VISITA PEDAGÓGICA AO CAE

VISITA PEDAGÓGICA



No dia 06 de março de 2013, a Coordenadora da Educação Profissional do NRE de Apucarana, Zélia Souza Santos Vaz e a técnica pedagógica de CELEM, Luzia Fiorezi, estivem em visita pedagógica no Colégio Agrícola Manoel Ribas no município de Apucarana para discutir com a Equipe Pedagógica e os diretores daquela instituição para tratar de assuntos referentes às atribuições dos coordenadores de cursos, bem como a estrutura dos alojamentos do estabelecimento. Na ocasião, a Equipe pedagógica, juntamente com os diretores da Escola, sugeriu temas para serem apresentados no simpósio que deverá acontecer no próximo mês de maio. Foi discutido também, outros assuntos referentes à Educação Profissional, como o Seguro obrigatório, carga horária de estágio, EXPOAGRI, entre outros. O diretor administrativo,da instituição, professor Evanildo Mantine, falou do esforço que vem fazendo para que a construção dos novos alojamentos saia até o final deste semestre.

Fonte: Educ Profissional – NRE Apucarana

VISITA AO POLO DO E-TEC BRASIL -RIO BOM






No dia 06 de março de 2013, a Coordenadora da Educação Profissional do NRE de Apucarana, Zélia Souza Santos Vaz, esteve em visita ao CE Dr. Rebouças, do município de Rio Bom para ter uma conversa com os alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho ofertado pelo Programa E-Tec Brasil e verificar como está o envolvimento dos alunos com o referido curso. Na ocasião, a professora Zélia dirigiu-se aos alunos falando da importância da freqüência no dia da exibição das aulas, já que a presença é exigida apenas uma vez por semana. A vice-diretora do estabelecimento falou sobre a importância do Programa no município, para atender a comunidade que não teria condições de se locomover para outros municípios para frequentar cursos técnicos.

Fonte: Educ. Profissional/ NRE Apucarna

sábado, 2 de março de 2013






No dia 28 de fevereiro de 2013, a Coordenadora da Educação Profissional, Zélia Souza Santos Vaz e a Técnica Pedagógica, Afife Maria dos Santos Fontanini, estiveram no Senai de Apucarana para discutir com a Equipe pedagógica e o diretor da Unidade a pactuação dos cursos a serem ofertados pelo PRONATEC no ano de 2013. Na ocasião, foi discutido também, o reconhecimento do Curso Técnico em Segurança do Trabalho e o acompanhamento dos alunos matriculados nos Cursos Técnicos em Eletromecânica, Informática e Segurança do Trabalho. O atual diretor do SENAI, Ernesto Sountachi Junior, falou sobre a implantação dos novos laboratórios no ituito de atender a proposta pedagógica dos cursos técnicos concomitantes ofertados aos alunos da rede pública pelo o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego O PRONATEC. Com relação ao acompanhamento dos educandos, ficou decidido que a pedagoga Mirian Rafaela V. Ribeiro, responsável parte pedagógica do programa, entrará em contato com as pedagogas dos estabelecimentos de origem dos alunos para juntas avaliarem o desempenho dos mesmos tanto no ensino médio quanto nos cursos técnicos.

Fonte: Coordenação da Educ. Profissional

VISITA AO CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES




A Coordenadora da Educação Profissional do NRE de Apucarana, Zélia Souza Santos Vaz esteve em visita ao CE João Plath, do município de Mauá da Serra para fazer uma conversa com os alunos do Curso de Formação de Docentes e a Coordenadora do curso, Raquel Garcia Punhagui. Sobre a proposta pedagógica e a estrutura do referido curso, tendo em vista, que  a Formação de Docente foi autorizado a funcionar no Colégio a partir do início do ano letivo de 2013. Na ocasião, a professora Zélia aproveitou para conversar também com os alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, ofertado pelo Programa E-Tec Brasil. A grande maioria dos alunos se mostrou muito contente em fazer um curso que os oportunza a ter uma formação profissional em nível médio.


Fonte: Coordenação da Educ. Profissional