sábado, 31 de agosto de 2013




No dia 30 de agosto de 2013, reuniram-se no Salão da Acia de Apucarana, o Secretário da Indústria e Comércio do município de Apucarana, para apresentar o diagnóstico do município de Apucarana, conforme a Lei que ampara as micros e pequenas empresas ao Comiter Gestor.. A situação de atual é a seguinte:
Acesso ao crédito 35%
Educação Empreendedora 0%
Acesso à justiça 0%
Desburocratização 46%
Acesso ao Mercado 46%
Associativismo 20%
Inovação Tecnológica 0%
Tributação 18%.
O NRE de Apucarana foi representado pela Coordenadora da Educação Profissional, Zélia Souza Santos Vaz e Renata Batista da Silva, responsável pelo PRONATEC. Várias instituições, além da prefeitura municipal se fizeram presente, entre elas, a Sanepar, a UTFPR, o OSA, a OAB, o Sindicato dos Contabilistas e SENAI. Reunião foi dirigida pela representante do SEBRAE. O presidente do OSA falou sobre o cadastramento dos fornecedores por meio da ACIA para facilitar o acesso das empresas aos editais em nível nacional.


Fonte: Educação Profissional\NRE Apucarana





PROFISSIONAIS QUE ATAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO

Nos dias 28 e 29 de agosto, foi realizado no Salão Nobre do Núcleo Regional da Educação de Apucarana, o Curso “Organização do Trabalho Pedagógico e Administrativo na Educação Profissional”. Participaram do evento 58 profissionais que atuam nos estabelecimento que ofertam Cursos Técnicos e Formação de Docentes.
Coordenadores de Cursos, Coordenadores de Estágios, Secretários e Pedagogos e alguns convidados do Senai de Apucarana e Arapongas, também participaram do evento. Além da parte de legislação, que foi discutida pela Coordenadora da Educação Profissional, Zélia Souza Santos Vaz, a Professora Afife Maria dos Santos Fontanini trabalhou a importância da leitura e da escrita nos Cursos Técnicos e a Pedagoga Rosana Henrique Esgote de Castro falou sobre a documentação escolar. O objetivo do curso foi discutir temáticas pertinentes ao trabalho pedagógico e administrativo nesta modalidade de ensino, visando promover a integração entre os autores que comandam a Educação Profissional nas instituições credenciadas para a referida oferta.

Fonte: Educação Profissional\NRE Apucarana




O Núcleo Regional da Educação de Apucarana participou do VII SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES NORMAL, EM NÍVEL MÉDIO com um grupo de dezoito professores, que atuam diretamente com o Curso de Formação de Docentes, ofertados nos seguintes estabelecimentos de ensino: C.E. Nilo Cairo (Apucarana), C.E.Emílio de Menezes (Arapongas), C.E. Érico Veríssimo (Faxinal), CEEBJA - Cecília Meireles (Jandaia do Sul), C.E. Pe. Ângelo Casagrande (Marilândia do Sul), C.E. Marumbi (Marumbi) e C.E. João Plath (Mauá da Serra). A professora Claudia Casavechia do CE Érico Veríssimo, apresentou o trabalho “O Contador de Histórias e a confecção de livros de Literatura Infantil” de autoria dela e da Professora Lourdes Soares Farias, representando, além da instituição em que atua, representou todos os estabelecimentos jurisdicionados ao NRE de Apucarana que ofertam O Curso de Formação de Docentes.  O Simpósio contribui para que o trabalho com a "Formação de Docentes" melhore ainda mais a qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido no curso. As temáticas discutidas no evento como a organização do trabalho pedagógico junto aos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como a importância da alfabetização e do letramento, da avaliação da aprendizagem, das práticas de formação docentes e pedagógicas, da literatura infantojuvenil e da LIBRAS foram temáticas debatidas e estudadas amplamente durante o evento.

 Fonte: Educação Profissiona\NRE Apucarana



sábado, 24 de agosto de 2013


CICLO DE PALESTRA PARA OS CURSOS TÉCNICOS:
ADM E VENDAS

No dia 16 de agosto o funcionário da Copel (Cleber Braga Inês), esteve no Colégio Estadual Érico Veríssimo, onde palestrou sobre a prevenção de acidentes com eletricidade e falou também sobre a necessidade de se economizar energia e quais os cuidados que devemos ter, tanto na prevenção de acidentes quanto no consumo de energia. Participaram da palestra, alunos dos Cursos Técnicos em ADM e Vendas. Ficou acertado que o Sr. Cleber retornará ao Colégio para fazer uma conversa com alunos do ensino médio, já que o tema abordado é um assunto que deve ser do conhecimento de todos.

VISITA PEDAGÓGICA AO CE PE. ÂNGELO CASAGRANDE

Visita Pedagógica

A Professora Zélia Souza Vaz, Coordenadora da Educação Profissional, estive visitando o Colégio Estadual Padre Ângelo Casagrande do município de Marilândia do Sul, para discutir com a Equipe Pedagógica estratégias  para minimizar  os índices de evasão, repetência e aprovação por Conselho de Classe no ano letivo de 2013. As Pedagogas Maria de Fátima Abrahão e Marjorie Cristina Aparecida Bueno, relataram as dificuldade e os pontos positivos vivenciados pelo Estabelecimento. No caso específico da Escola em questão, a sua maior fragilidade é a evasão no período noturno. O diretor falou que apesar dos problemas, a escola tem muita coisa boa acontecendo. Ele citou alguns pontos que devem ser destacados. O trabalho das pedagogas, a união dos profissionais e a qualidade da merenda escolar, são uma das coisas positivas consideradas pelo diretor  Ivonei Gomes da Silva.  


No dia 21 de agosto de 2013, os Técnicos do NRE de Apucarana, Zélia Souza Santos Vaz Coordenadora da Educação Profissional, Roberto Antonio Tassi, responsável pelo setor de Edificações e Roselaine Maria Bertoli, responsável pelo setor de Patrimônio estiveram visitando o Colégio Estadual Agrícola Manoel Ribas para acompanhar e verificar as atividades que a instituição vem desenvolvendo no 2º semestre de 2013.

Durante a visita, foi possível observar a realização de aulas práticas nos diversos setores do estabelecimento. O diretor do Colégio, Evanildo Mantine nos convidou para uma visita ao plantio do trigo e o final da colheita do café. O professor Gustavo Henrique Batista da disciplina de Horticultura, estava em campo orientando os alunos como cultivar a cenoura.  


Fonte: Educação Profissional\NRE Apucarana

quinta-feira, 22 de agosto de 2013





Os Alunos do Curso Técnico em Administração do Colégio Estadual Jandaia do Sul, promoveram nos dias 14 e 15 de agosto a 1ª SIPAT destacando a importância da Prevenção de Acidente no Trabalho focando as empresas de uma forma geral. Na ocasião, os alunos do 3° Ano do Curso Téc. em Administração e Subsequente ministraram palestras abordando diversas causas e possíveis prevenções que as empresas e seus funcionários devem observar. Os alunos ainda foram contemplados com uma brilhante palestra do Engenheiro de Segurança do Trabalho Wesley Martins de Lima e de uma Equipe do Corpo de Bombeiros de Apucarana. Segundo o aluno André Luiz Vicente do 3º   Ano do Técnico em Administração o trabalho “Foi um momento importante para a nossa aprendizagem, pois tivemos contato com profissionais especializados na área e ainda afirma que  o futuro técnico em ADM  precisa desse conhecimento” para melhor desempenhar a sua  função. Todo trabalho foi desenvolvido e orientado pelo Professor José Carlos P. Trinquinália. 

domingo, 18 de agosto de 2013




No dia 16 de agosto de 2013, as Coordenadoras do Pronatec  no NRE de Apucarana, Zélia Souza Santos Vaz e Renata Batista,  visitaram as turmas do Pronatec Concomitante que iniciaram  dia 29 de julho nos Curso Técnicos de Informática, Eletromecânica e Suporte e Manutenção de Computadores. Durante a visita, a Secretária do Senai Márcia Pereira e o diretor Ernesto sountachi  acompanharam as técnicas que conversaram com os alunos a respeito da oportunidade de estarem fazendo uma formação técnica gratuita e das possibilidades de se ingressar no mercado de trabalho de forma mais digna. A coordenadora Zélia Vaz, incentivou os educandos ao não desistirem do curso, pois esta é uma oportnidade única e, que possivelmente, os desistentes não poderão mais participarem do referido programa.

Fonte: Educação Profissional\NRE Apucarana

quinta-feira, 15 de agosto de 2013



No dia 07 de agosto de 2013, alunos do curso Técnico em Vendas e Administração do Colégio Estadual Érico Veríssimo, juntamente com o coordenador Celso e professores Edson Daschevi  e Silvana Tesser visitaram a Indústria de Vestuário Cryfer de Faxinal, que recentemente fez parceria com os cursos técnicos ofertados pelo CE Érico Veríssimo. O objetivo da visita foi promover um conhecimento mais amplo das técnicas em vendas e administração, que foram explanadas pelos proprietários  Nélia e José Eduardo, os quais foram muito dinâmicos e atenciosos se comportando como  parceiros de fato!!! Na ocasião, o aluno Daniel Pinheiro do 2º  semestre do Curso Técnicos em Vendas, afirmou que achou importante a visita, pois assim entendeu como funcionam os setores internos de uma empresa, a organização do espaço e o que é feito para se ter um bom desenvolvimento no trabalho dos funcionários, e destacou o planejamento que o proprietário tem para seus projetos.”

quarta-feira, 14 de agosto de 2013



No dia 08 de agosto de 2013, os alunos do Curso Técnico em Química do Colégio Estadual Alberto Santos Dumont, participaram de uma palestra proferida pelo presidente do CRQ (Conselho Regional de Química). O objetivo da palestra foi repassar aos futuros técnicos as obrigações e as responsabilidades da profissão que um técnico em Química precisa conhecer O palestrante falou também, sobre as vantagens e as possibilidades de inserção no mercado de trabalho para os egressos do referido curso. A Coordenadora do Curso, Dalciana Gessi Dzioba, falou sobre a importância de se proporcionar momentos como este oportunizando aos estudantes possibilidades de conhecer, além do currículo apreendido em sala, situações vivenciadas no dia a dia no mundo do trabalho.

  Fonte: Coordenação da Educação profissional\NRE Apucarana




Os representantes do Núcleo Regional da Educação de Apucarana, Zélia Souza Santos Vaz, responsável pela Educação Profissional, Mirian Gonçalves, Coordenadora do Recursos Humanos, Sueli Futerko, responsável pela merenda escolar e Renata Batista, reuniram-se com os gestores do Colégio Estadual Agrícola Manoel Ribas, para discutir as atribuições do Suporte Técnico e o Suprimento de um assistente administrativo para acompanhar as atividades de Laboratórios e uma auxiliar de cozinha para compor a equipe de cozinheiras daquele Estabelecimento de Ensino. Na ocasião, foi apresentada uma sugestão de planejamento à Equipe Pedagógica, representada pela Pedagoga Rosiney Pimnta que ficou responsável em apresentar a proposta aos Coordenadores e,  elaborar juntamente com os professores uma nova proposta para ser apresentada na próxima reunião  que ficou agendada para o dia 21 de agosto. O Diretor Geral da instituição, Evanildo Mantine, sugeriu que fosse convidado a  UTFPR, para capacitar os professores que atuam no Curso Técnico em Meio Ambiente e nas disciplinas de Química, Física, Biologia e Matemática para melhorar a utilização dos Laboratórios das aulas práticas dessas disciplinas.


Fonte: Educação Profissional\NRE Apucarana

terça-feira, 13 de agosto de 2013

PLANO DE AÇÃO PARA O 2º SEMESTRE DE 2013

No dia 11 de agosto de 2013, reuniram-se no Salão do Colégio Agrícola  Estadual Manoel Ribas, professores, funcionários, equipe pedagógica e diretores para discutir estratégias e elaborar um Plano de Ação, no intuito de minimizar os problemas que o coletivo escolar vem enfrentando. A Coordenadora da Educação Profissional do NRE de Apucarana, Zélia Souza Santos Vaz, o Coordenador da Ouvidoria, Jorge Luiz dos Santos e a responsável pela a Merenda Escolar, Sueli Futerko, também estiveram presentes no encontro. O Diretor Geral da instituição, Evanildo Mantine, abriu os trabalhos falando sobre os problemas detectados durante a visita das técnicas do Departamento de Educação e Trabalho (DET/SEED) e pediu o empenho de todos, no sentido de transformar o Colégio em referência, como já foi considerado no cenário paranaense. O professor Júlio Pedroso fez uso da palavra, ressaltando a necessidade do grupo comprometer-se com os trabalhos, trazendo uma importante reflexão sobre as dificuldades na realização das atividades do dia a dia da escolar. No final da reunião, os representantes do NRE, dirigiram-se aos participantes, no intuito de convocá-los à participação e responsabilidade, pois com um coletivo unido se tornará mais tranquila a minimização das fragilidades que, atualmente, o Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas vem enfrentando.

Fonte: Educação Profissional\NRE Apucarana

domingo, 11 de agosto de 2013



No dia 09 de agosto de 2013, a Coordenadora da Educação Profissional do NRE de Apucarana, Ziélia Vaz, juntamente com o Coordenador da Ouvidoria e a representate do Recusrsos Humanos Simone Mortean, estiveram no Colégio Estadual Agrícola Manoel Ribas, para discutir com a Equipe Pedagógica estratégias para elaborar um plano de ação com o objetivo da apoiar a escola a resolver algumas questões de ordem administrativa. Ficou decidido que a 1ª ação a ser feita é organizar uma reunião que ficou marcada para acontecer no dia 12 de agosto às 07h da manhã.

Fonte: Educação Profissional\NRE Apucarana 

Nos dias 06 e 07 de agosto de 2013, a Coordenadora da Educação Profissional do NRE de Apucarana, Zélia Vaz, participou da Reunião Técnica –Avaliação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego. Pronatec, objetivando avaliar o preenchimento de vagas nos NREs pelo referido Programa. Na ocasião, foi discutido também as questões referentes aos Laboratórios entregues às escolas estaduais que ofertam Educação Profissional no estado do Paraná. A Coordenadora do Programa Brasil Profissionalizado na Secretaria de Estado da Educação, Laurita M. da Silva, apresentou os resultados das avaliações feitas durante o mês de abril para verificar a utilização dos laboratórios pelos professores que atuam nos Cursos Técnicos.

Fonte: Educação Profissional\NRE Apucarana

sábado, 3 de agosto de 2013



A Professora Zélia Souza Vaz, juntamente com a Professora Luci Helena Gasparotto, ambas técnicas da Equipe de Ensino, estiveram visitando o Colégio Estadual Marumbi do município de Marumbi, para discutir com a Diretora, Vera Lúcia G. Cipriani e as Pedagogas Maria Cristina de Almeida e Estefania Ferreira Nóbile para orientar o Plano de Ações Descentralizadas (PAD).  O objetivo do projeto é assessorar os estabelecimentos a diminuir os índices de evasão, repetência e aprovação por Conselho de Classe. No caso específico da Escola em questão, a sua maior fragilidade é evasão. Por isso, a direção e a equipe pedagógica foi orientada a elaborar um Plano de Ação com o coletivo da instituição, na tentativa de minimizar os problemas detectados pelo grupo na Semana Pedagógica de Fevereiro. Na ocasião, a Pedagoga Estefania, apresentou algumas ações que já vêm sendo realizadas no intuito de solucionar as dificuldades que vêm interferindo no ensino e aprendizagem dos alunos.  

Fonte: Educação Profissional\NRE Apucarana


Nos dias 29 e 30 de julho, as técnicas do Departamento da Educação e Trabalho  acompanhadas da professora Zélia Vaz, Coordenadora da Educação Profissional, no NRE de Apucarana, estiveram visitando o Colégio Estadual Agrícola Manoel Ribas do município de Apucarana. O objetivo da visita foi conhecer a estrutura do Colégio e os projetos desenvolvidos pela instituição. Na ocasião, as técnicas também passaram pela a Escola Sebastião Pereira Filho do município de Califórnia, para verificar a possibilidade de implantar a “Casa Familiar Rural” No Bairro da Figuerinha. 

Fonte: Coordenação da Educação Profissional\NRE Apucarana

SEMANA PEDAGÓGICA - CURSOS TÉCNICOS




Nos dias 25 e 26 de julho, a Coordenadora da Educação Profissional, Professora Zélia Souza Santos Vaz, reuniu os professores dos Cursos Técnicos das Escolas jurisdicionadas ao NRE de Apucarana, para discutir temas  referentes aos cursos profissionalizantes. Foram discutidos assuntos tais como: Estágio Supervisionado, Perfil profissional de conclusão de curso, Avaliação Interna dos cursos, entre outros.  Na ocasião, a professora Yara Margaret, Coordenadora do Curso Técnico em Meio Ambiente, falou sobre a importância de organizar Formação Continuada no período noturno, tendo em vista que a grande maioria dos professores que atuam nos cursos Técnicos, tem outra atividade no período diurno. 

Fonte: Educação Profissional\NRE Apucarana