domingo, 27 de outubro de 2013


A UTFPR-UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, em parceria com o Núcleo Regional da Educação de Apucarana, está capacitando os professores de Biologia, Física, Química e Matemática que atuam nas Escolas que ofertam Cursos Técnicos e Formação de Docentes e receberam os Laboratórios Básicos do Mec, por meio do Programa Brasil Profissionalizado. O objetivo do curso é capacitar os docentes para o uso dos equipamentos e materiais nas aulas práticas das disciplinas acima citadas. O 1º Encontro aconteceu dia 16 de outubro no Laboratório de Química do Colégio Estadual Agrícola Manoel Ribas. O Curso foi ministrado pelo docente José Bento Suart e contou com a participação de 10 professores. O curso de Química terá 08 Encontros de 04h e acontecerão às 4ª feiras, das 13h30min de 16\10 a 04\12 de 2013; O Curso de Biologia acontecerá em 03 datas, de 24 a 21 de novembro e será ministrado pelo professor, Halisson Golias; O Curso de Física acontecerá de 25 de outubro a 06 de dezembro, perfazendo uma carga horária de 16 horas e está sendo ministrado pelo professor Rogers Caparroz;  O Curso de Matemática, iniciou dia 22\10 e terminará   dia 03\12 e será ministrado pelo professor Ivan José Coser. A ideia da capacitação partiu do NRE, tendo em vista as dificuldades que os profissionais que atuam na educação Profissional vêm encontrando em manusear os equipamentos na realização das aulas práticas de laboratórios.


Fonte: Educ. Profissional\NRE Apucarana



Aconteceu no período de 24 a 27 de outubro, a EXPOAGRI, tradicional evento do Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas, no município de Apucarana. Com mais de 50 anos de herança em diferentes projetos, a EXPOAGRI é realizada desde a década de 80 no estabelecimento de ensino. No dia 29 de outubro de 1983, aconteceu a primeira exposição dos trabalhos, tendo como objetivo a integração e divulgação dos projetos desenvolvidos pelos alunos para a comunidade escolar e sociedade em geral. Hoje, o enfoque da exposição foi dado ao desenvolvimento do conhecimento científico, enfatizando a importância da Agricultura Familiar provendo assim a integração entre família-escola-comunidade. Durante a Exposição, foram apresentados 34 projetos executados pelos futuros técnicos em Agropecuária e Meio Ambiente. 

Fonte: Educ. Profissional\NRE Apucarana

segunda-feira, 21 de outubro de 2013





Reunião para a Pactuação do Pronatec de 2014
Do dia 10 a 17 de outubro de 2013, a Coordenação da Educação Profissional do NRE de Apucarana, se reuniu com o SENAI de Arapongas e Apucarana e SENAC de Apucarana, para discutir a Pactuação para a oferta de Cursos Técnicos Concomitantes e os Cursos Fic a serem ofertados durante o ano letivo de 2014.  No SENAI do município de Arapongas e Apucarana, foi pactuado dois Cursos Técnicos para início a partir do 2º semestre de 2014. No SENAC de Apucarana, foram pactuados três Cursos Técnicos (Recursos Humanos e Manutenção e Suporte de Computadores para o início no 1º semestre de 2014 e o Técnico em Marketing para o 2º semestre de 2014.  Participaram da Pactuação, os representantes das Unidades ofertantes: Arapongas Tânia Regina Ferdinandi Esper e Tatiane Maria Gamero. O SENAI de Apucarana: Ernesto Sountachi Júnior, Márcia Pereira da Silva e Mirian Rafaela Vieira Ribeiro  e do SENAC: Geisianne Rizo Cordeiro dos Santos, Rodrigo Yoshiak Hirata, Agnaldo Alves Cassimiro e Evelin Graciane de Souza Ávila. 
Fonte: Educação Profissional\ NRE - Apucarana






F 



quarta-feira, 9 de outubro de 2013




FORMAÇÃO EM AÇÃO 2º  SEMESTRE 2013


Nos dias 8 e 9 de outubro reuniram-se no Salão Nobre do Núcleo Regional da Educação de Apucarana, os representantes do SICAPE e os pedagogos das 64 Escolas Estaduais e das 16 APAEs para receber as orientações  da Formação em Ação 2º Semestre 2013. As técnicas responsáveis pela Capacitação, Renata Batista, Patrícia Marchi e Zélia Souza Santos Vaz, repassaram todas as informações de acordo com o documento orientador enviado pela SEED. Participaram da reunião, aproximadamente 140 pessoas. Os participantes aproveitaram o momento para sanar as dúvidas a respeito do evento. As oficinas estão previstas para acontecer em 25 de novembro de 2013 visando atender todos os profissionais da educação nas unidades escolares, de maneira descentralizada, proporcionando aos educadores e trabalhadores a participação em atividades de formação continuada, em forma de oficinas.
Fonte: Educ. Profissional\ NRE Apucarana



XXIV FESTA DO FOLCLORE DO COLÉGIO ESTADUAL NILO CAIRO


A tradicional Festa do Folclore do Colégio Estadual Nilo Cairo, do município de Apucarana, completou este ano sua XXIV edição. As alunas e alunos do Curso de Formação de Docentes apresentaram, no dia 27 de setembro, diversos números abordando a temática do “Circo”. Para o espetáculo, todo um estudo envolvendo desde o resgate histórico das atrações circenses até a representação de suas artes como: a dança, o adestramento de animais, as brincadeiras dos palhaços, dos malabaristas, das bandas e dos mágicos, foram realizados.  O evento faz parte do Projeto Político Pedagógico da escola e do currículo do Curso de Formação de Docentes em Nível Médio e Aproveitamento de Estudos e foi prestigiado por um público de aproximadamente 1000 pessoas.