domingo, 13 de abril de 2014


No dia 01 de abril de 2014, a Coordenadora da Educação Profissional do NRE de Apucarana Zélia Souza Santos Vaz reuniu-se com os Coordenadores de Cursos dos Estabelecimentos de ensino que ofertam Cursos Técnicos e Formação de Docentes do município de Apucarana para tratar de assuntos referentes a Educação Profissional: Feira das Profissões, Matriz Curricular, Perfil Profissional de Conclusão Curso, Avaliação dos Laboratórios adquiridos com a verba do Brasil Profissionalizado, Seguro dos Cursos com Estágio Obrigatório, e a evasão escolar que é um dos maiores problemas que a Educação Profissional enfrenta em especial nos cursos do período noturno. 
REUNIÃO DE COORDENADORES DE CURSO

A Coordenadora da Educação Profissional do NRE de Apucarana Zélia Souza Santos Vaz reuniu-se com os Coordenadores dos Cursos Técnicos e da Formação de Docentes durante o mês de março. As reuniões foram realizadas nos municípios onde são ofertados  Cursos Técnicos e Formação de Docentes. Durante as reuniões foram discutidos diversos assuntos referentes a Educação Profissional:
 Feira das Profissões, Matriz Curricular, Perfil Profissional de Conclusão Curso, Avaliação dos Laboratórios adquiridos com a verba do Brasil Profissionalizado, Seguro dos Cursos com Estágio Obrigatório, e a evasão escolar que é um dos maiores problemas que a Educação Profissional enfrenta em especial os cursos do período noturno. 

segunda-feira, 7 de abril de 2014




Aconteceu no dia 28 de março, nas dependências do Colégio Estadual Osmar Guaracy Freire, do município de Apucarana, a aula inaugural do Curso Técnico em Eventos (Subsequente), autorizado pelo Departamento de Educação e Trabalho (DET), vinculado a 
Secretaria de Estado da Educação do Paraná.  A solenidade foi comandada pela Diretora Marlene Beletato e contou com a presença da Chefe do Núcleo Regional da Educação de Apucarana, Maria Onide Ballan Sardinha, e do Deputado Federal, Alex Canziani (PTB), que articulou as negociações para a aprovação do curso. Com o objetivo de formar profissionais que detenham conhecimentos científicos-tecnológicos para atuar de forma consciente na sociedade e no mundo do trabalho, o Curso Técnico em Eventos (subsequente) auxiliará na atuação, na prospecção, no planejamento, na organização, na coordenação e na execução dos serviços de apoio técnico e logístico de eventos e cerimoniais, utilizando o protocolo e a etiqueta formal.  Uma turma de 35 alunos já está frequentando às aulas, no período noturno, de forma entusiasmada e reflexiva. A matriz curricular conta com 13 disciplinas, distribuídas dentro de uma carga horária de mil horas, no intuito de resgatar a formação humana, entendendo o aluno como sujeito histórico, que produz sua existência pelo enfrentamento consciente da realidade dada, produzindo valores de uso, conhecimentos e cultura por sua ação criativa. Para tanto, os estudantes deverão realizar procedimentos administrativos e operacionais relativos aos Eventos, por meio da recepção e 

sábado, 5 de abril de 2014






VISITA TÉCNICA À EMPRESA TERRA NORTE ENGENHARIA


 Os alunos do 2º e 3º semestre do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Colégio Estadual Heitor Cavalcante A. Furtado, acompanhados pelos professores Maurício Giacomini e Marcio Henrique S. Dias e pelo coordenador do curso Dennis Mychel de Castro, realizaram visita técnica no dia 15/03 à empresa Terranorte. A empresa Terra Norte Engenharia Ambiental possui sistemas de disposição final de resíduos inservíveis implantadas de forma modular e sequencial. Os alunos puderam observar o processo de destinação dos resíduos  que são classificados por classe, classe I (perigosos) e classe II (não inertes). Os resíduos considerados perigosos devem ter algumas características específicas, como reatividade, inflamabilidade, corrosividade e toxicidade, e/ou estarem classificados em norma específica (ABNT NBR 10004/04) . Os resíduos que não estão nas listagens de resíduos perigosos ou não possuem as características de periculosidade, são considerados resíduos não perigosos ou não inertes, entretanto, também estão sob a mesma normatização e regulamentação legal. Segundo Profº Marcio Henrique, a visita foi uma excelente oportunidade para possibilitar aos alunos a visualização e fixação de conteúdos ministrados dentro da sala de aula como por exemplo o sistema de gerenciamento ambiental bem como sua coleta, tratamento e destinação dos resíduos.