domingo, 29 de março de 2015

EXECUÇÃO DO PROJETO DE COMBATE A EVASÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL




  
A Coordenadora da Educação Profissional do NRE de Apucarana, Zélia Souza Santos Vaz, está desenvolvendo um projeto com as Escolas que ofertam Cursos Técnicos e Formação de Docentes, cujo objetivo é desenvolver ações juntamente com os Coordenadores de Curso e a Equipe Gestora para minimizar os altos índices de evasão detectados nos Cursos. Sabe-se que o desafio para combater o abandono escolar exige de todos envolvidos no processo educacional um compromisso assumido coletivamente. A escola precisa olhar para si própria. Do ponto de vista da gestão, uma das providências é o acompanhamento eficiente da frequência. Nas pautas das Reuniões Pedagógicas, este deve ser um assunto discutido ajudando desta forma a mapear o problema e identificar os motivos das faltas.  Dependendo da razão, é possível escolher a melhor forma de reverter o quadro. Entendendo que estar na escola é um sentimento de pertencimento à instituição e para pertencer é preciso viver a vida coletiva da escola. Para isso os gestores e a equipe responsável pelos Cursos Técnicos e a Formação de Docentes devem pensar em atividades que possibilitem envolver os alunos no cotidiano escolar, inclusive nas decisões que muitas vezes vêm de gabinete e o educando só fica sabendo quando estão sofrendo as consequências de tal ato.

A primeira visita foi feita ao CEEBJA Cecília Meireles de Jandaia do Sul que oferta Formação de Docentes no período matutino. A segunda visita foi ao Colégio Estadual Antonio Garcez Novaes, do município de Arapongas que oferta os Cursos de Enfermagem e Segurança do Trabalho. A 3º visita foi feita ao Colégio Estadual Padre Ângelo Casagrande, do município de Marilândia do Sul que além de discutir os índices de evasão, discutiram-se também as normas para os estágios da Prática de Formação de Docentes. No dia 30 de março, é a vez de visitar o Colégio Estadual Osmar Guaracy Freire que oferta o Curso Técnico em Eventos. O cronograma para o mês de abril está sendo elaborado para continuar o trabalho com os demais Estabelecimentos que ofertam Educação Profissional.

Fonte: Educação Profissional/NRE Apucarana

sábado, 21 de março de 2015



        



  Realizou-se no CEEBJA CECÍLIA MEIRELES do município de Jandaia do Sul, na manhã do dia 12 de março, a aula inaugural do Curso de Formação de Docentes. O evento teve início às 7h30min, com a apresentação da Equipe de gestores e dos docentes que atuam no curso. Em seguida, o Diretor da instituição Ruberley Rojo, dirigiu-se aos alunos que em sua fala destacou a importância da formação profissional na vida dos jovens. A pedagoga Eliane Pires apresentou a estrutura do curso e explicou o porquê da  organização curricular ser de 4 anos. E concluiu dizendo que a permanência de mais um ano na escola é ponto positivo, pois possibilita aos egressos, oportunidade  de inserção no mercado de trabalho.

Fonte: Coordenação da Educação Profissional/NRE Apucarana