terça-feira, 28 de abril de 2015

REUNIÃO COM OS COORDENADORES DA FORMAÇÃO DE DOCENTES DAS ESCOLAS JURISDICIONADAS AO NRE DE          APUCARANA



As Coordenadoras da Formação de Docentes do CE Emílio de Menezes, do município de Arapongas, CE Érico Veríssimo, do município de Faxinal, CE Marumbi, do município de Marumbi, CE João Plath, município de Mauá da Serra, CE Pe Ângelo Casagrande, do município de Marilândia do Sul, e do CEEBJA Cecília Meireles do município de Jandaia do Sul, participaram de uma Reunião no dia 27 de abril de 2015,  no Salão Nobre do NRE de Apucarana para discutir com as técnicas, Afife Maria dos Santos Fontanini e Zélia Vaz a realização de atividades exitosas pelos docentes que atuam com as disciplinas da parte específica do Curso de Formação de Docentes. 

 O objetivo da discussão é atender uma solicitação da SEED que pretende organizar oficinas entre os meses de junho e agosto para troca de experiências entre os professores que atuam no curso. A professora Afife Fontanini, fez uma apresentação da pesquisa de mestrado feita com as alunas do Colégio Estadual Nilo Cairo do município de Apucarana. A atividade foi desenvolvida com a disciplina de Literatura Infantil e abordou o conteúdo de Cultura Africana que é um dos temas que faz parte do novo currículo do referido Curso em questão.

Fonte: Educação Profissional/NRE Apucarana

sábado, 11 de abril de 2015

VISITA PEDAGÓGICA AO CURSO TÉCNICO EM EVENTOS



Dando continuidade ao Projeto de combate a evasão nos Cursos Técnicos e Na Formação de Docentes, A Coordenadora da Educação Profissional do NRE de Apucarana, Zélia Souza Santos Vaz, visitou no dia 30 de março de 2015, o Colégio Estadual Osmar Guaracy Freire, com intuito de discutir com a Equipe Gestora e a Coordenadora do Curso, as causas e as consequências da evasão no Curso Técnico em Eventos. A Diretora do Estabelecimento, Marlene Beletato, falou que o abandono escolar tem diversas causas. As causas externas são situações que impossibilitam a escola de solucionar o problema. Ainda de acordo com a diretora, um grande número de alunos abandona o Curso por motivos sócio-econômico. Os motivos internos, ou seja, aqueles que estão relacionados aos motivos diretamente ligados ao fazer pedagógico, os envolvidos no processo educacional, tentam coletivamente, desenvolver ações para minimizar o problema.

A professora Zélia declarou que o problema da evasão deve ser encarado como um problema da escola e, portanto, para ser minimizados todos têm que fazer sua parte. Na ocasião, a Coordenadora, Simone Holak, juntamente com os professores e equipe pedagógica visitaram o grupo de alunos e aproveitou o momento, para pedir ajuda aos educandos colaboração para ajudar a resolver o problema do abandono escolar.

Fonte: Educação Profissional/NRE Apucarana