quarta-feira, 3 de outubro de 2012

XXVIII FESTA DO FOLCLORE


“Criança... Este é o limiar da vida, cujo segredo é ser pequeno,
mas destemido; Ter medo, mas sempre ter vontade de ir além...
Ser criança eterna, é um estado d´alma...
Nunca perca o gosto por isto...”

Aconteceu na sexta-feira (21), nas dependências do Colégio Estadual Nilo Cairo, do município de Apucarana, a XXVIII Festa do Folclore organizada pelos alunos do Curso de Formação de Docentes, abordando a temática: “A Criança Cidadã”.
Na ocasião, as famílias foram recepcionadas pelo Diretor Auxiliar José Carlos da Silva, pelas Coordenadoras do Curso de Formação de Docentes, Maria Luiza da Silva Samuelsson, Doroty Yaeko Arimori Campos e Sonia Martins Gonçalves da Rocha, bem como pelos professores e funcionários do estabelecimento de ensino.
A Chefe do NRE de Apucarana - Maria Onide Ballan Sardinha, o representante do 30º Batalhão de Infantaria Motorizada - Tenente Cardoso e a Diretora da Escola Municipal Marcos Freire - Lucilene Palogan, também, apreciaram as belas apresentações realizadas pelos futuros professores.
“Nesta XVIII Festa do Folclore homenageamos a criança, procurando fazer com que cada uma se torne uma verdadeira cidadã, no intuito de construir uma nação com igualdade de direitos, garantindo um futuro mais promissor e de esperanças por meio da educação”, declarou o Prof. José Carlos.
Já a Chefe do NRE parabenizou aos envolvidos pela organização do momento cultural, enfatizando que tal atividade revela a identidade da comunidade escolar.


As diversas coreografias apresentaram um resgate histórico sobre a evolução do conceito de infância até a atual concepção, na qual as especificidades e os direitos das crianças devem ser garantidos desde o seu nascimento, pois conforme determina a lei: “A criança é uma cidadã de direitos”. 
O script das apresentações foi o seguinte:


§                          Dança 3º Normal Integrado A: A CONCEPÇÃO DA VIDA – Entende-se que a vida é uma obra de arte de Deus, por meio dessa obra prima nasce a criança.
§                          Dança 2º Normal Integrado A: ADULTO EM MINIATURA - Nas sociedades antigas, o status da criança era nulo. O sentimento de infância era inexistente, baseava-se no abandono, no favor e na caridade, tanto para as crianças pobres quanto as ricas.
§                          Dança 3º Normal Integrado C: A RODA DOS EXPOSTOS – Nessa época, os recém nascidos rejeitados eram depositados neste mecanismo giratório montado na porta dos orfanatos. 
A partir da Revolução Industrial houve modificações na visão que se tinha da criança. Surgem as primeiras propostas de Educação Infantil. Somente depois da Segunda Guerra Mundial é que houve uma preocupação com as necessidades emocionais, intelectuais e sociais da criança.

§                          Dança 4º Semestre do Aproveitamento de Estudos A: CRIANÇA CIDADÃ - Em 1988, a Constituição Federal garantiu a criação de uma lei para cuidar especialmente dos direitos das crianças e dos adolescentes, chamada de Estatuto da Criança e do Adolescente, no intuito de garantir a segurança, o crescimento de forma livre, saudável e com respeito.
§                          Dança 2º Normal Integrado B: CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL - A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica (00 ao 05 anos). Nesse período, as atividades lúdicas e os jogos são muito importantes para o desenvolvimento das capacidades motoras e cognitivas.
§                          Dança 1º Normal Integrado A: CRIANÇA DO ENSINO FUNDAMENTAL – Este é o segundo nível da Educação Básica no Brasil. Tem duração de nove anos, sendo a matrícula obrigatória para todas as crianças a partir dos 6 anos de idade. Através dos vários processos pedagógicos, busca-se conduzir a criança ao conhecimento do mundo pessoal, familiar e social.
§                          Dança 2º Semestre do Aproveitamento de Estudos A: BRINCADEIRAS INFANTIS - A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o exercício deste direito.
O Folclore é a tradição e usos populares, constituído pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração.

§                          Dança 4º Normal Integrado A: MÚSICAS INFANTIS - A música, por seu aspecto lúdico, é para as crianças uma parte essencial no desenvolvimento e aprendizagem.
§                          Dança 1º Normal Integrado B: CANTIGAS DE RODA - As tradições e os valores culturais de cada povo são importantes para o desenvolvimento harmonioso da criança.
§                          2º Normal Integrado C: CRIANÇA NA ERA DO VIDEOGAME - A entrada do computador na casa das pessoas mudou drasticamente a rotina das crianças. Hoje, elas passam mais tempo em frente à tela do que brincando na rua ou no quintal. É claro que não se deve privar os pequenos das novidades do mundo tecnológico, mas não se pode esquecer de estimulá-los a manter o contato pessoal com outras crianças por meio das brincadeiras mais tradicionais.
§                          4º Normal Integrado B: CRIANÇA FELIZ - As crianças têm que ser vistas sempre como crianças, nunca saltando fases. Merecem ser respeitadas, pois brincar é coisa séria.
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná, por meio do Departamento de Educação e Trabalho, e Núcleo Regional da Educação de Apucarana parabenizam os alunos do Curso de Formação de Docentes pelo belíssimo trabalho realizado.

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