terça-feira, 22 de março de 2016

 



Alunos do Curso de Formação de Docentes participam de Seminário
Alunos do 2º ano do Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Érico Veríssimo, do município de Faxinal, participaram ontem (08/03) do Seminário sobre o livro "O Pequeno Príncipe" e as contribuições de Vygotsky para a formação de professores. Esta atividade acadêmica faz parte da disciplina de Prática de Formação, ministrada pela professora Luciana Hervatini e coordenada pelas professoras Lourdes Soares Farias e Cláudia Casavechia.
A apresentação do Seminário constitui-se no resultado obtido com a leitura da obra literária, tendo como critério de análise a relação desta literatura com a teoria e as contribuições de Lev Seminovich Vygotsky para a educação escolar. "O evento teve como objetivo a socialização de saberes entre os alunos do Curso de Formação de Docentes, bem como o exercício acadêmico de apresentação sistematizada de leituras pré-definidas, que contribuam para a formação dos futuros professores", afirmou a professora Luciana.
Durante o período de planejamento desta atividade os alunos realizaram leituras, pesquisas bibliográficas e discussão dos referenciais teóricos como também, o estudo da biografia de Saint-Exupéry e Vygotsky, a preparação da apresentação com a utilização de mídia audiovisual e a distribuição da síntese do livro para as demais turmas do Curso de Formação de Docentes.
No Seminário foi utilizada a metodologia da apresentação em grupos, no intuito de abordar os tópicos da teoria de Vygotsky: pensamento e linguagem, interação social e mediação do adulto, aprendizagem e desenvolvimento, bem como as zonas de desenvolvimento. "Estes itens foram explorados tendo como base passagens da história do Pequeno Príncipe e as ações das principais personagens", relatou Hervatini. O seminário contou com a participação dos demais alunos do Curso de Formação de Docentes, que assistiram os grupos e participaram das discussões propostas ao término da apresentação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário