A
Coordenadora da Educação Profissional do NRE de Apucarana, Zélia Souza Santos
Vaz, está desenvolvendo um projeto com as Escolas que ofertam Cursos Técnicos e
Formação de Docentes, cujo objetivo é desenvolver ações juntamente com os
Coordenadores de Curso e a Equipe Gestora para minimizar os altos índices de
evasão detectados nos Cursos. Sabe-se que o desafio para combater o abandono
escolar exige de todos envolvidos no processo educacional um compromisso
assumido coletivamente. A escola
precisa olhar para si própria. Do ponto de vista da gestão, uma das providências
é o acompanhamento eficiente da frequência. Nas pautas das Reuniões
Pedagógicas, este deve ser um assunto discutido ajudando desta forma a mapear o
problema e identificar os motivos das faltas. Dependendo da razão, é possível escolher a
melhor forma de reverter o quadro. Entendendo que estar na escola é um
sentimento de pertencimento à instituição e para pertencer é preciso viver a
vida coletiva da escola. Para isso os gestores e a equipe responsável pelos
Cursos Técnicos e a Formação de Docentes devem pensar em atividades que
possibilitem envolver os alunos no cotidiano escolar, inclusive nas decisões
que muitas vezes vêm de gabinete e o educando só fica sabendo quando estão sofrendo
as consequências de tal ato.
A primeira visita foi feita ao CEEBJA Cecília
Meireles de Jandaia do Sul que oferta Formação de Docentes no período matutino.
A segunda visita foi ao Colégio Estadual Antonio Garcez Novaes, do município de
Arapongas que oferta os Cursos de Enfermagem e Segurança do Trabalho. A 3º
visita foi feita ao Colégio Estadual Padre Ângelo Casagrande, do município de
Marilândia do Sul que além de discutir os índices de evasão, discutiram-se
também as normas para os estágios da Prática de Formação de Docentes. No dia 30
de março, é a vez de visitar o Colégio Estadual Osmar Guaracy Freire que oferta
o Curso Técnico em Eventos. O cronograma para o mês de abril está sendo
elaborado para continuar o trabalho com os demais Estabelecimentos que ofertam
Educação Profissional.
Fonte: Educação Profissional/NRE Apucarana
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